terça-feira, 14 de agosto de 2007

PROFA. EDILAINE VAGULA
PLANEJAMENTO DE ENSINO


Conceitos de Planejamento de Ensino
“Processo contínuo que se preocupa com o para onde ir e quais as maneiras adequadas para chegar lá, tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras”. (PARRA apud SANT'ANNA et al, 1995, p. 14).

Conceitos de Planejamento de Ensino
“Processo de tomada de decisões bem informadas que visem à racionalização das atividades do professor e do aluno, na situação de ensino-aprendizagem”. (SANT'ANNA et al, 1995, p. 19),

Planejamento no cotidiano escolar
- Função burocrática;
- Dificuldades na elaboração;
- Falta de tempo;
- Prática do professor não leva em conta o que foi colocado no plano;
- Ausência de formação continuada nas escolas e falta de estímulo;
- Projetos de escola ficam esquecidos;
- Hesitação em assumir responsabilidades.

Construindo um conceito de participação
Planejar consiste em transformar suas idéias em realidade, o que envolve trabalho coletivo e a garantia de reuniões pedagógicas freqüentes.

Observações importantes sobre o Planejamento
- Ser flexível;
- Elaborar de forma criativa, diversificando metodologias de ensino;
- Estabelecer prioridades e limites;
- Professor: um incansável pesquisador;
- Voltar para a realidade do aluno, seu nível de conhecimento e trabalhar suas dificuldades.
Níveis do Planejamento de Ensino
- Sistema da Educação: de maior abrangência e reflete as grandes políticas educacionais.
- Proposta Pedagógica: plano global da escola, e envolve o processo de reflexão e tomada de decisões coletivas.
- Planejamento Curricular: previsão de todas as atividades e experiências realizadas para atingir as metas esperadas.
- Projeto de ensino-aprendizagem (plano de curso, de unidade e de aula);
- Projetos de Ensino: pesquisa ou investigação desenvolvida em profundidade sobre um tema ou tópico que se acredita na importância de conhecê-lo.
- Projeto Setorial: (direção, Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Secretaria e outros).

Etapas para a elaboração do planejamento de ensino
Conhecimento da realidade
- Professor – auto-conhecimento (ético e profissional)
- Alunos (evitar rótulos, preconceitos ou chavões gerais)
- Conhecimento – professor, alunos, da equipe de trabalho e das pressões a que está sujeito.

Definição dos objetivos de ensino
- Gerais – alcançáveis em longo prazo, são previstos para um determinado grau ou ciclo, para uma escola ou certa área de estudos.
- Específicos – expressa uma habilidade específica a ser pretendida. Definidos especificamente para uma disciplina, uma unidade de ensino ou uma aula.


Seleção dos conteúdos
Devem ser significativos, voltados para a realidade dos alunos, atendendo as suas necessidades e seus objetivos.

Critérios
· Selecionar conteúdos que sejam válidos não só para o momento, mas para a vida;
· Possibilitar o uso do conhecimento em situações novas;
· Possibilitar a reelaboração, transformação da informação pelo próprio aluno.
· Favoreçam a interdisciplinaridade;
· Desafiadores;
· Conteúdos temáticos podem ser organizados em unidades;
· Livro didático como apoio.

Seleção das estratégias de ensino
Explicitação do caminho a ser percorrido para atingir os objetivos propostos: métodos de ensino, técnicas de ensino individualizadas, socializadas, dinâmicas de grupo, diferentes formas de organizar a prática pedagógica.

Seleção dos recursos de ensino: Meios viabilizadores dos métodos e das técnicas. Podem ser humanos, materiais e físicos. Devem ser:
- Adequados ao nível dos alunos;
- Possibilidades da escola;
- Elaborados de forma criativa;
- Relacionados aos objetivos e estratégias de ensino;

Avaliação
- Luckesi (1998, p. 69), [...] Entende a avaliação como um juízo de qualidade sobre dados relevantes, tendo em vista uma tomada de decisão.
- Avaliação formativa não tem como objetivo classificar ou selecionar, mas sim contribuir para promover a aprendizagem do aluno.
- Objetivos claros daquilo que o professor pretende atingir;
-Necessidade de registro das informações relativas ao desempenho do aluno;
- Confiança na capacidade de todos;
- Abrange o desempenho do aluno, professor e adequação ao programa.

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